Um lugar Encantado

No Centro do Estado da Bahia, no município de Palmeiras, A 1.000m de altitude, abraçado pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Vale do Capão é um lugar encantado, coberto de vegetação típica de mata atlântica e pomar, e desenhado por montanhas, cachoeiras e gerais que guardam o mistério do Vale. 
  
Com temperatura média de 19º C, o Vale tem um micro clima que contempla o céu azul durante o dia e as noites frias. A natureza do Vale do Capão e do município de Palmeiras conta a história do Planeta, com suas antigas montanhas que guardam paisagens pré-históricas emocionantes, como o Morro do Pai Inácio, o Morro do Camelo e o Morrão - Monte Tabor, que registram rochas com idade superior a 1 bilhão de anos. 
  
O Capão possui uma cultura diversificada, com pessoas de diferentes partes do mundo reunidas em torno de um estilo de vida voltado ao desenvolvimento humano e ao respeito á natureza. Com oito associações, o Vale reúne arte, artesanato e atividades sustentáveis, como a agricultura orgânica, ervas medicinais, fitoterápicos e fitocosméticos, mel orgânico, teatro, coral, circo, dança, e o turismo comprometido com a conservação do patrimônio natural e cultural.    
  
No Vale do Capão você pode usufruir as principais trilhas da Chapada: o (Capão/ Vale do Paty), (Capão/Andaraí), (Capão/Lençóis), (Capão/Mucugê), Cachoeira da Fumaça por baixo e caminhandas pelos Gerais do Rio Preto, Gerais do Vieira, Gerais da Fumaça, encontrando cachoeiras maravilhosas e recantos surpreendentes no caminho. Entre suas principais cachoeiras está a imponente Cachoeira da Fumaça, com seus 340 metros de altura, a mais alta queda livre do Brasil. 
  
A diversidade ecológica e cultural é a natureza do Vale.