Nascimento de Lendas

A lenda nasce do encantamento e da necessidade humana de transcendência, da busca de respostas para o desconhecido, do preenchimento de um espaço vazio e sem significado. Nesse campo fértil surge o universo da imaginação, onde a arte em suas múltiplas manifestações, literatura, dança, música, teatro e cinema revelam o rito como expressão da cultura, dos valores e das crenças de um povo. No espaço místico entre o mundo material e o mundo imaginativo e espiritual, a lenda vive.

Pai Inácio

Um escravo chamado Inácio havia se apaixonado pela filha de seu senhor, um dos coronéis do garimpo e teve um caso com a bela portuguesa e por este motivo, condenado à morte pelo pai da moça. Fugindo dos jagunços do coronel, o escravo Inácio tentou se esconder num morro, acuado por seus perseguidores, não lhe restou alternativa a não ser saltar do alto do morro, que hoje leva o seu nome. Para evitar a morte abriu um guarda-chuva, que lhe fora dado de recordação por sua amada, e desceu ao solo suavemente e sem ferimentos. Muitos dizem que ele morreu, mas os mais otimistas defendem que o escravo escondeu-se em uma pequena gruta no morro e depois fugiu para bem longe.

Encanto do Diamante

Conta-se que há uma forte união entre os diamantes e os astros. Os garimpeiros antigos contavam que para cada estrela no céu existia um diamante na terra. O garimpeiro só achava o diamante se os astros permitissem.
Para que isso acontecesse era preciso ocorrer o "bambúrrio", umaencantamento entre o garimpeiro, a pedra e os astros (estrelas), era essa união que dava sorte ao garimpeiro para achar os diamantes - "E quando o garimpeiro vê a luz correr na serra ele sabe: é o chamado do diamante. Ele foi escolhido. Homem, diamante e estrela: está fechado o triângulo da magia." Assim nasce o "encantamento".

Pedra Viva

A lenda conta que as pedras preciosas da Chapada tinham o poder de se esconder dos maus Garimpeiros, ou seja, elas só apareciam nas bateias de seus supostos donos, aqueles predestinados a serem seus donos.

Lagoa Encantada

Conta que uma linda jovem apaixonada, sem ter seu amor correspondido, olhou-se nas águas da Lagoa para tentar certificar-se da ingratidão do seu amado, que a rejeitava. Constatada a injustiça que sofria, desistiu de viver e jogou-se nas águas profundas. Uma Síncope impediu que a jovem se afogasse, prendendo seus cabelos longos no tronco de uma árvore, com a cabeça fora d'água. A jovem foi encontrada ainda viva, protegida pela Lagoa. Seu amado porém, comovido com a atitude da jovem, foi ao seu encontro. Conta-se que desde então viveram em felicidade.

Chamamento

Segundo a crença do Chamamento, os diamantes atraem seus donos por causa de sua luz e seu som peculiar. O Chamamento consiste no fenômeno no qual o garimpeiro, quando se aproxima de sua pedra, escuta leves batidas nela e vê uma intensa luz sobre a serra.