Conhecendo o Vale do Capão

O Vale do Capão é uma boa pedida para aproveitar o Verão da Bahia, com deliciosos banhos de Cachoeira.

20 de Outubro de 2016

Que bom, que decidiu conhecer o paraíso!

Localizado No coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no Estado da Bahia, no município de Palmeiras, a 445km de Salvador, o Vale do Capão resguarda paisagens deslumbrantes.

O cenário é basicamente composto por grandes cachoeiras, áreas de Mata Atlântica, montanhas de até 1.500 metros, dentre outras preciosidades naturais.

Os nativos da região são pessoas simples, um pouco desconfiadas no início, mas acabam se tornando grandes amigos depois da segunda conversa. Na Vila vale à pena conhceer o coral, escola de circo, a feira, o forró na vila.

Não por acaso, várias comunidades alternativas se instalaram no Vale nos últimos anos, atraindo gente de todo o mundo, pessoas interessadas em conviver harmoniosamente com a natureza e com o seu próximo.

Para desfrutar de paraísos ecológicos com mais segurança, não dispense o serviço dos guias do local, que com certeza se tornará um atrativo à mais ao passeio.


E ele te guiará por caminhos como os Gerais, Vale do Pati, o pôr do sol do Riachinho, a Cachoeira da Purificação e o seu banho gelado, que faz jus ao nome, Cachoeira das Fadas, Duendes, Rio Preto, Morrão, Cachoeira da Fumaça – a mais alta do Brasil.

SUGESTÕES:


À noite no Vale tem opções como: dois bares centrais, que vendem petiscos deliciosos, além de pizzarias e lanchonetes. Tem também, o restaurante (é uma casa) de D. Beli. Meio PF é o suficiente e custa R$ 8,00, uma delícia!

Para conhecer a famosa Cachoeira da fumaça,  é uma subida de cerca de 2 horas, muito cansativo, mas você vai ter uma das paisagens mais lindas.

Tem que acordar bem cedo, pra não pegar muito sol na subida.

O ideal é pegar um carro até o inicio da subida. Economiza meia hora de caminhada. Leve muita água e lanche. Na volta o pastel de jaca é uma boa pedida, logo na saída da trilha.

Se voltar cedo pode ir até o Riachinho, lugar lindo. Pôr do sol perfeito. Mas, só fique para o pôr do sol se tiver carona garantida.

Não esquece de levar a máquina fotográfica, vai precisar dela o tempo todo!

COMO CHEGAR:


DE ÔNIBUS: Na rodoviária você pega o ônibus da Real Expresso para Palmeiras. Consulte horários e valores. http://redeastor.realexpresso.com.br/cgi-bin/br5.cgi

Em Palmeiras haverá carros particulares, geralmente carro rural. O valor aproximado de R$ 12 por pessoa, até o Vale do Capão (cerca de 1 hora de viagem).

DE CARRO: Localizado à cerca de 445 km de Salvador. Seguir em direção a Feira de Santana, pela BR-324; em seguida, continuar pela BR -116 em direção ao sul, até o entroncamento do rio Paraguaçu. Depois, pela BR-242, seguir em direção a Brasília. Passando por Itaberaba e pela entrada de Lençóis, chega-se a Palmeiras. Daí, para chegar ao Vale do Capão, deve-se seguir pela estrada de “Caeté-Açú.

 

Fonte: Tribuna da Bahia